Mapa de responsabilidades do Banco de Portugal: para que serve?
Guia rápido sobre o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal
Com a azáfama do dia a dia, é compreensível que algumas burocracias escapem ao nosso radar. E, com tantas contas para gerir a cada mês, pode acontecer que um ou outro encargo corra o risco de cair no esquecimento. É precisamente para prevenir surpresas futuras que existe o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal, um documento útil mesmo para quem não costuma perder o rasto às suas finanças.
O mapa de responsabilidades do Banco de Portugal é uma ótima ajuda na organização dos encargos, uma vez que permite saber com detalhe as especificidades dos créditos contraídos, que ainda se encontram em processo de amortização. O documento é emitido pela entidade que regula o sistema bancário nacional o Banco de Portugal, e é de fácil acesso.
Eis a informação indispensável para ficar a saber a utilidade deste documento.
- O que é?
- Para que serve?
- Que informações constam do documento?
- Como obter o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal?
É um documento de emissão gratuita, que agrega todas as informações respeitantes aos créditos que tem em seu nome, mas também sobre os empréstimos dos quais é fiador ou avalista. Neste mapa, poderá ver todos esses empréstimos organizados por instituição bancária. Cada instituição tem a obrigatoriedade de comunicar ao regulador os empréstimos concedidos e estes dados dispersos encontram-se organizados no mapa de responsabilidades do Banco de Portugal.
O mapa de responsabilidades do Banco do Portugal tem como principal função assegurar uma perspetiva completa sobre os empréstimos nos quais desempenha uma função determinante, para que fique com um quadro completo das suas obrigações financeiras. Contudo, este é também um documento útil para começar um processo de contração de um novo empréstimo. Se vai contrair mais um crédito, precisará de o facultar à instituição bancária com a qual vai começar essa relação para que, deste modo, esta possa avaliar o risco de lho conceder.
O mapa de responsabilidades do Banco de Portugal espelha os encargos mensais com prestações, qualquer que seja o tipo de empréstimo: créditos à habitação, pessoal, empréstimos contraídos para aquisição de bens móveis (automóvel, por exemplo), de títulos financeiros (ações ou obrigações, entre outros). Além deste completo resumo inclui também desconto de letras, montantes utilizados de cartões de crédito e operações de leasing, entre outros. Além disso, ainda é possível obter informações de potenciais operações de crédito, como montantes não utilizados de cartões de crédito e descobertos autorizados, por exemplo.
A informação é disponibilizada com detalhes para cada crédito, indicando, entre outros dados, a instituição que a concedeu, o prazo contratado, o valor da prestação e o respetivo capital em dívida, traçando um retrato dos empréstimos vigentes na data consultada (o último dia útil do mês selecionado).
O documento é de muito fácil acesso. Basta aceder ao site do Banco de Portugal e clicar no separador “Particulares”. Ao centro da página, encontrará um ícone para “Central de Responsabilidades de Crédito”. Depois de aceitar as condições, deverá escolher o mês e o ano a que se reportará o mapa de responsabilidades. Depois de selecionar a opção “Autenticar e obter mapa” (e de se autenticar), o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal estará disponível para download. Caso haja alguma informação no seu mapa de responsabilidades do Banco de Portugal que lhe pareça incorreta ou que lhe levante dúvidas, esclareça a questão junto do Banco de Portugal.
Na Twinkloo, podemos apoiá-lo na escolha de soluções de crédito que sejam mais adequadas às suas necessidades e ao seu perfil. Entre em contacto.